Os cavaleiros e os dados

Em 2006 as maiores empresas em valor de mercado eram Exxon, GE, Microsoft, Citigroup e Bank of America. Hoje são Apple, Alphabet(Google), Microsoft, Amazon e Facebook. No livro “Os Quatro”, Scott Galloway, professor de estratégia de marca e marketing digital da New York University apresenta a estratégia dos que ele chamou de os quatro cavaleiros, Amazon, Apple, Facebook e Google, para se tornarem o sucesso que são e como se mantém ali. A Microsoft é olhada como empresa que não teria as características das outras quatro para se manter no topo.

A fórmula da Amazon se baseia em um investimento sem precedentes na infraestrutura de “última milha”, bancada por investidores seduzidos pela história mais simples e fascinante já contada no mundo dos negócios: A maior loja do planeta. O valor da empresa cresceu 66% no último ano e domina o mercado de e-commerce. Como não tem que investir em lojas físicas, a Amazon investe em armazéns robotizados, muitos próximos dos grandes centros, para entregar produtos cada vez em menos tempo aos clientes. Assim cria uma barreira de entrada intransponível para novos desafiantes do seu mercado.

A estratégia da Apple consistiu em colocar os eletrônicos no setor de luxo. Com isso

conseguiu ter um produto de baixo custo vendido a um preço premium e a Apple se tornou a empresa mais rentável da história. Tem apenas 14,5% do mercado de smartphones e 79% dos lucros! A Apple conseguiu associar status à marca, e as pessoas dormem na fila para aguardar o próximo lançamento. Criou também sua barreira com investimento em 492 lojas sofisticadas pelo mundo, onde mais de um milhão de pessoas passam todos os dias.

Se considerarmos as métricas de adoção e de utilização, o Facebook é o maior sucesso da história da humanidade. O planeta tem 7,5 bilhões de pessoas e 1,2 bilhão delas usam o Facebook diariamente. Vão conseguindo cumprir sua missão explicitada de conectar o mundo.

O Google é a nossa fonte de conhecimento, conhecedor dos nossos segredos mais íntimos, respondendo a todas as nossas perguntas. Nenhuma instituição conta com a confiança e a credibilidade conquistadas pelo Google, que continua a cumprir sua missão de organizar todas as informações do mundo. Apple, Amazon e Google disputam quem chega primeiro a um trilhão de dólares de valor de mercado. O Google acumula uma base de 3,5 bilhões de consultas por dia, a Amazon tem 350 milhões de cartões de crédito e perfis de compradores em seus registros e a Apple tem um bilhão de cartões de crédito cadastrados. Esse é o novo campo de batalha entre elas: os nossos dados.

Sobre o autor:

Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.

Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.

Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.

Leia também outras dezenas de artigos de minha autoria

Facebook: Evandro Milet

Twitter: @ebmilet

Email: evandro.milet@gmail.com