Os livros “Business Model Generation” de Alex Osterwalder e “A Startup Enxuta” de Eric Ries disseminaram um novo vocabulário para a gestão de empresas de internet. O modelo Canvas(tela em inglês) é a simplificação em um quadro de todas as variáveis para definir um modelo de negócios. Um mvp é o menor produto viável(em inglês), ou seja, em vez de planejar um produto durante meses para depois lançá-lo no mercado, assim que tivermos um protótipo que funcione colocamos na rede e passamos a ter feedback diretamente dos clientes. Se o caminho não se mostrar viável, podemos pivotar, ou seja, voltar atrás e mudar de rumo. Produtos para internet devem ser escaláveis, isto é, devem poder crescer rapidamente. Você pode aproveitar um startup meetup, isto é, uma reunião para apresentação de startups, que normalmente são feitas com um pitch(apresentação de cinco minutos), onde você vai vender sua ideia para investidores potenciais, normalmente chamados de anjos. Outra forma de financiamento é através da própria internet, com investidores avulsos ou crowdfunding. Existem ainda as aceleradoras que participam como sócias, fornecem local para a empresa se instalar e colocam técnicos ou mentores para a apoiar o desenvolvimento do produto e a gestão da empresa. Startups também podem se instalar em incubadoras ou em um ambiente de coworking. Você pode também participar de um hackaton, ou maratona, para desenvolver, em um ou dois dias, um app(aplicativo para smartphone ou tablet) para resolver um problema apresentado pelos patrocinadores.
A grande novidade é a velocidade no desenvolvimento de produtos. Algumas grandes empresas agora treinam seus funcionários nesse novo modelo de gestão, tentando captar a velocidade de desenvolvimento para seus projetos internos.
Aproveitando o modelo, empresas e governos adotam o conceito de inovação aberta, apresentando problemas para serem resolvidos com soluções inovadoras por startups competindo em eventos e concursos.
Se você ainda não entendeu nada, corra rapidamente para se reciclar.
Evandro Milet
Consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente aos domingos
Twitter: @ebmilet Email: evandro.milet@gmail.com