Vida tranquila e conectada é possível

Em 1667, nos alagados do rio Dnieper na Rússia, um camponês que havia saído para apanhar lenha volta apressado e fala aterrorizado para sua mulher: “Burza! A Burza (tempestade) Cossaca está se aproximando!” A esposa se apercebe que o leve rumor que ouvira, transforma-se agora num som como o de um trovão. “São os Cossacos!” A poderosa Cavalaria Cossaca cavalga uma vez mais para fazer a guerra. Cavalos e cavaleiros promovem um espetáculo de terror com a lâmina afiada dos sabres.

Em uma batalha, Nicolai, um guerreiro da poderosa Cavalaria, perdeu parte de uma perna, ficando impossibilitado de montar. Com grande habilidade manual, frequentou oficinas e aprendeu com artesãos ferreiros o segredo dos temíveis sabres.

Por mais de trezentos anos, os descendentes de Nicolai, transmitem de pai para filho a arte da melhor cutelaria, aprendida com os sabres dos cossacos. A 10ª geração é a primeira nascida no Brasil. A Burza, em Tiradentes, Minas Gerais, mantendo a tradição da família, produz e vende facas de alta qualidade para o mundo pela internet.

Essa história, contada no site da empresa, nos lembra como a vida em uma cidade do interior é completamente diferente de anos atrás. Tinha-se pouco acesso às coisas que aconteciam no mundo, a não ser por um rádio mais potente que conseguisse captar uma estação da capital. A televisão melhorou o acesso à informação, mas a comunicação era em uma única direção. Hoje, com uma conexão à internet, um cidadão em uma pequena cidade pode montar um negócio e vender para pessoas em qualquer lugar(como a Burza) ou comprar qualquer coisa e receber na sua porta. Pode comprar um eBook lançado no mesmo dia em Nova Iorque, assistir um curso online de Harvard, ler na hora jornais e revistas do mundo todo e assistir filmes no Netflix, mesmo que não haja cinema na sua cidade. Pode conversar de graça com amigos e parentes em outras cidades e países pelo Skype ou WhatsApp, coisa que os antigos só conseguiam fazer com pesados equipamentos de radioamadores. Pode abrir contas em um banco digital, comprar ações, fazer investimentos, pagar contas e receber pagamentos. Sites oferecem a possibilidade de iniciar um namoro ou de trabalhar pela internet prestando serviços e, em pouco tempo, as pessoas poderão ter uma impressora 3D em casa imprimindo objetos em geral. Com a telemedicina, o atendimento à saúde ficará mais acessível, pelo menos para exames e coisas mais triviais.

Enfim, quem escolher morar em uma pequena cidade do interior já pode usufruir muito do que apenas as grandes cidades ofereciam – sem o seu stress. É outro mundo.

Sobre o autor:

Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.

Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.

Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.

Leia também outros mais de 60 textos de minha autoria

Facebook: Evandro Milet

Twitter:@ebmilet

Email: evandro.milet@gmail.com