Valor compartilhado pode ser definido como as políticas e práticas que aumentam a competitividade de uma empresa enquanto, simultaneamente, fazem avançar as condições sociais e econômicas das comunidades onde ela opera.
O conceito parte da premissa que tanto o progresso econômico como o social podem ser pautados por princípios de criação de valor, entendida como benefícios em relação a custos.
Desde que as empresas começaram a se preocupar com o seu entorno e não apenas com o lucro, trataram esse assunto como periférico ou marginal nos seus processos. Primeiramente pressionadas por consumidores globais, cada vez mais demandantes de posturas socialmente responsáveis, adotaram a filantropia para apoiar causas ou projetos sociais desvinculados dos negócios. O conceito de responsabilidade social corporativa sucedeu a pura filantropia, já procurando associar as ações sociais ao negócio da empresa, porém ainda tentando misturar água com óleo e entendendo as ações como custo e obrigação.
O conceito de valor compartilhado, lançado por Michael Porter, considerado por muitos como o maior consultor em gestão vivo, coloca definitivamente na mesma conta o negócio da empresa e sua atuação social que deve estar vinculada ao negócio.
O conceito vem se contrapor ao clássico comentário de Milton Friedman, quando dizia que responsabilidade social da empresa era gerar lucro porque gerava empregos e girava a economia.
Grandes empresas têm utilizado o novo conceito para desenvolver produtos ou serviços que demandem menos recursos naturais como água ou energia, utilizem insumos produzidos em comunidades carentes, aproveitem resíduos dos processos para transformá-los em coprodutos ou gerem energia com resíduos produzidos pela sociedade. O que era considerado custo ou obrigação, agora utilizando novas tecnologias ou métodos gerenciais, se transforma em lucro, com redução de custos e aumento de competitividade.
Ações como essas tem maiores efeitos se praticadas nas vizinhanças ou no espaço geográfico de atuação das empresas, gerando empregos e renda e resolvendo problemas sociais ou ambientais das comunidades.
As ações podem envolver apoio gerencial, material ou financeiro para que ONGs ou pequenos negócios possam prosperar, atuando para resolver esses problemas ou aproveitar essas oportunidades.
Valor compartilhado é mais uma inovação no rumo da humanização do capitalismo, contribuindo para a justiça social e a preservação ambiental, porém mantendo o que ele tem de melhor na criação de riquezas, na geração de oportunidades e na disseminação do espírito empreendedor.
Sobre o autor:
Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.
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