Todos pela inovação

No evento de posse do novo presidente da Findes, Leonardo de Castro, chamou a atenção o alinhamento do seu discurso com as palavras do Governador Paulo Hartung e do palestrante convidado, o Presidente da Petrobras Pedro Parente. Os três enfatizaram o apoio ao Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, considerado pela Petrobras como o melhor programa para o desenvolvimento de peças e equipamentos do setor de petróleo, hoje com mais de 30 projetos. Parente ressaltou a característica do programa de buscar a competitividade das empresas fornecedoras e não o protecionismo ou reserva de mercado. Hartung provocou, e conseguiu, o comprometimento de Parente em participarem os dois, pessoalmente, da próxima reunião do comitê estratégico do Fórum, que conta ainda com o Presidente da Findes. O Presidente da Shell, presente ao evento, foi também convocado para essa reunião e aceitou. Esse reconhecimento e apoio vem confirmar o sucesso da metodologia adotada, onde a Petrobras local estruturou internamente um procedimento de identificação de peças, equipamentos e serviços passíveis de desenvolvimento por empresas capixabas. As demandas são apresentados a um comitê com a participação do Sebrae, Petrobras, Ifes, Onip, Findes,Tecvitória e RedePetro, que analisa a demanda, divulga para possíveis interessados e escolhe a empresa mais capacitada para desenvolver a solução. A Petrobras apresenta informações técnicas e de mercado pelo pessoal local e pelo Centro de Pesquisas no Rio, disponibiliza técnicos para acompanhar o projeto e oferece ambientes reais para testes e validação. Não há garantia de compra, pela exigência de licitação, o que obriga o potencial novo fornecedor a ter preço e qualidade competitivos com o mercado internacional, o que de fato já aconteceu. No processo, a empresa desenvolvedora é apoiada por técnicos e laboratórios do Ifes, da Ufes e da própria Petrobras. Alguns projetos são incubados na Tecvitória, aproveitando a sinergia do ambiente criativo que é o nascedouro do ecossistema de inovação do Estado e embrião do futuro Parque Tecnológico de Goiabeiras.

O próximo passo é difundir o modelo, com a participação de outras grandes empresas do setor como Shell, Prysmian e Technip, que já iniciaram envolvimento e motivar Jurong e Statoil.

No discurso, o novo Presidente da Findes manifestou o firme compromisso com a inovação e a competitividade, propondo a criação de um Fórum de Inovação, para o qual obteve de imediato o compromisso de participação do Governador. A inovação ganha um impulso firme e um lugar de destaque no desenvolvimento do Estado.

Sobre o autor:

Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.

Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.

Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.

Leia também outras dezenas de artigos de minha autoria

Facebook: Evandro Milet

Twitter: @ebmilet

Email: evandro.milet@gmail.com