A Singularity University(SU) é uma instituição criada na Califórnia com a missão de educar, inspirar e empoderar líderes para aplicar as tecnologias exponenciais a fim de chegar a soluções para os grandes problemas mundiais, transformando-os em grandes oportunidades de negócios. Essas questões são: Energia, Meio Ambiente, Alimentos, Habitação, Espaço, Água, Desastres, Governança, Saúde, Aprendizagem, Prosperidade e Segurança.
A SU não é uma universidade no sentido tradicional. Não tem cursos de graduação ou pós-graduação, mas oferece cursos de curta ou média duração para líderes de todo o mundo. “Oportunidades Exponenciais” é o título do livro escrito por Peter H. Diamandis, CEO da SU e Steven Kotler. Nesse livro, um manual como os autores o definem, eles apresentam a motivação, os exemplos e as ferramentas que podem ser usadas para atingir o objetivo grandioso que pretendem.
O ser humano não está acostumado a lidar com funções exponenciais. Em 1965, Gordon Moore, fundador da Intel, previu que a capacidade de processamento de um chip dobraria a cada 18 meses aproximadamente. Esse crescimento exponencial faz com que um smartphone seja mil vezes mais veloz e um milhão de vezes mais barato que um supercomputador da década de 1970. Com essa lei, nos próximos 10 anos os chips serão 100 vezes mais potentes e em 20 anos serão incríveis 10.000 vezes mais potentes (Duvida? Faz a conta no Google). Com isso, 40% das grandes empresas atuais não mais existirão em uma década.
As tecnologias exponenciais, segundo o livro, são: impressão 3D, redes e sensores, computação infinita, inteligência artificial, robótica e biologia sintética.
Os autores usam os exemplos de empreendedores exponenciais como Elon Musk, Jeff Bezos, Richard Branson e Larry Page. E citam as oito estratégias mentais compartilhadas por eles: correr riscos e atenuar riscos; iteração rápida e experimentação incessante; entusiasmo e propósito; pensamento de longo prazo; pensamento centrado no cliente; pensamento probabilístico; pensamento racionalmente otimista e confiança em princípios básicos.
O livro desenvolve os conceitos e metodologias para crowdsourcing e crowdfunding como instrumentos de mobilizar a multidão para trabalhar e financiar grandes ideias, e muito usados pela SU. Crowdsourcing é o ato de uma empresa terceirizar uma função para uma rede indefinida(e geralmente grande) de pessoas na forma de um concurso aberto. O crowdfunding é o financiamento de projetos pela multidão. Certamente ainda ouviremos falar muito da Singularity University e de oportunidades exponenciais.
Sobre o autor:
Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.
Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.
Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.
Leia também outras dezenas de artigos de minha autoria
Facebook: Evandro Milet
Twitter: @ebmilet
Email: evandro.milet@gmail.com