A imagem do tsunami que invadiu o Japão em 2011 e arrastou tudo pode ser a representação mais próxima do que acontece no mundo dos negócios com a internet. Construções ruindo, desespero, terra arrasada. Tudo que é sólido desmancha na água.
Modelos de negócio vencedores se perdem de uma hora para outra. Ficam pelo caminho Kodak, Compaq, Sun, Nokia, Motorola, Blockbuster e Blackberry, entre outros. Negócios têm de se reinventar como a música, a fotografia, livros, jornais, TV, transporte, publicidade e telecomunicações mas também o comércio varejista, entretenimento, turismo, bancos e a própria TI que muda tudo inclusive a si mesma.
Negócios que não existiam criam gigantes como Google, Facebook e Amazon. Os mais recentes candidatos a gigantes como Uber e Airbnb infernizam os taxistas, os hotéis e as prefeituras e o Netflix mata o negócio de aluguel de vídeos e invade o de produção de séries para a TV.
Essa é a transformação digital, onde o uso da tecnologia modifica radicalmente o desempenho, o alcance e o negócio das empresas e das pessoas.
As mudanças atingem todos os setores e quem achar que não tem nada a ver com isso está muito mal informado. Todos querem acesso instantâneo a tudo, em qualquer lugar, a qualquer hora e de graça(alguns já conseguem cobrar). As empresas que se virem para gerar dinheiro em uma situação nova, onde a concorrência vem de lugares inesperados, fora do campo de visão do antigo planejamento estratégico.
O setor de energia fala em smart grid, cidades viram smart cities, a indústria se robotiza com smart manufacturing e a internet das coisas projeta interligar 50 bilhões de objetos em 2020, com capacidade de tomar decisões nas fábricas, nas casas e nas ruas.
A internet que já foi rede de computadores, virou rede de pessoas e que agora caminha para ser rede de coisas, continua sua marcha para ser rede de tudo, em uma velocidade impressionante. Há 20 anos, apenas 35 milhões navegavam na internet e hoje são 3 bilhões e os celulares eram 80 milhões e hoje são mais de 5 bilhões.
Um smartphone não é mais apenas telefone, mas também máquina fotográfica, filmadora, computador, televisão, brinquedo, som, GPS, memória auxiliar, enciclopédia, biblioteca e banco. Uma verdadeira prótese, uma extensão imprescindível do corpo humano. Substituiu o cachorro como o melhor amigo do homem!
O que pessoas e empresas podem fazer para sobreviver ao tsunami? Transformar-se em pessoas e empresas digitais. A próxima geração a entrar no mercado de trabalho será de nativos digitais, já nasceram nesse mundo. Os antigos que se atualizem correndo.
Evandro Milet
Consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente aos domingos
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