Um inovador serviço criado pela Google como parte do seu modelo de negócios permite que um jornal possa contratar o serviço de publicidade associada instantaneamente ao conteúdo da página que está sendo visualizada na tela. Ficou famosa a matéria do jornal New York Post sobre um assassino que esquartejava as vítimas e guardava os pedaços em sacos de lixo enquanto ao lado aparecia inoportunamente uma propaganda de sacos de lixo, obrigando a Google a alterar seus algoritmos de busca. Percalços à parte, sobra uma genial e inovadora maneira de gerar receita.
A inovação em modelo de negócios não é recente e não tem necessariamente a ver com tecnologia embora muitas vezes a disponibilidade de novas tecnologias incentive o surgimento de novos modelos de negócio. Quando o Diners Club criou o cartão de crédito em 1950, a Xerox lançou o aluguel de copiadoras e o pagamento por cópia em 1959 e a Dell criou a fabricação de computadores por encomenda e a entrega pelo correio estavam inovando em modelos de negócios de grande sucesso.
Da mesma forma, a companhia de aviação Southwest quando padronizou a frota de aviões para baratear a manutenção, extinguiu o serviço de bordo, definiu rotas curtas e colocou o serviço de vendas totalmente na internet criou um novo modelo de baixo custo que foi copiado no mundo inteiro inclusive pela brasileira GOL.
Alguns modelos de negócio são clássicos e repetidos em vários setores como o aparelho de barbear barato que cria dependência da compra de lâminas, a impressora barata que obriga a compra repetida de cartuchos, as máquinas de café expresso e os sachês, os software que fidelizam a manutenção permanente ou os celulares que servem de acesso ao verdadeiro serviço lucrativo de transmissão de voz e dados.
Com a internet têm surgido modelos de negócio revolucionários capazes de transformar totalmente uma indústria. O caso recente mais emblemático ocorreu com a Apple e seu iTunes que modificou radicalmente a maneira de comercializar música. Outros exemplos marcantes são o e-Bay para o comércio eletrônico, o Skype para as telecomunicações e o Netflix para o aluguel de filmes.
Os conceitos de inovação estão usualmente associados aos produtos e processos de uma organização, porém tem sido cada vez mais entendido que a inovação dos modelos de negócios tem um enorme potencial de ampliar a competitividade. Entende-se modelo de negócios como a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. O modelo Canvas disseminado no livro Business Model Generation-Inovação em Modelos de Negócios de Alexander Osterwalder é hoje considerado a ferramenta principal para definir, de modo participativo, o modelo de negócios de uma organização. Esse modelo preconiza resumir em uma única tela(canvas em inglês) as características principais que definem o modelo de negócios em relação a clientes, valor, canais, receitas, recursos, atividades, parcerias e custos.
Sobre o autor: Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.
Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.
Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.
Leia também outras dezenas de artigos de minha autoria
Facebook: Evandro Milet
Twitter: @ebmilet
Email: evandro.milet@gmail.com