Coisa de doido

Em “O Alienista”, Machado de Assis conta a história do Dr. Simão Bacamarte, criador do manicômio Casa Verde, para abrigar todos os loucos da cidade de Itaguaí. No começo os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade, mas o Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos e a internar todo mundo. Depois de uma revolta da população e percebendo que suas teorias sobre loucura estavam erradas, o alienista conclui ser o único anormal e decide trancar-se sozinho na Casa Verde para o resto da vida.

Já falecido há anos, o Dr Bacamarte ressuscita em 2018 e retoma sua atividade de identificar residentes para a Casa Verde. Ficou animado ao ouvir, numa roda de conversa, petistas delirantes acusando o juiz Sérgio Moro de ser agente da CIA e mandou todos para a Casa Verde. Em outro grupo, Lula reclamava que triplex e sítio não eram provas e o goleiro Bruno se dizia preso injustamente porque também não havia prova do crime. Mandou o grupo todo para a Casa Verde. Adiante, grande confusão em frente a uma casa. Era Ciro, vermelho, babando, xingando promotores e expulsando todo mundo. Não teve dúvida, chamou reforço trazendo camisa de força e conseguiu mais um inquilino. Adiante, Bolsonaro portando uma AR-15 e Janaina Paschoal, qual uma pomba gira desgovernada, cercados por crianças simulando armas nas mãos, queimavam jornais com pesquisas para Presidente e urnas eletrônicas, dizendo que eram todas viciadas. Todos encaminhados devidamente para a Casa Verde. Ao dobrar a esquina deu de cara com a ex-Presidenta segurando uma mandioca e fazendo discursos claudicantes em francês, entremeados com gritos “Foi golpe, foi golpe”. Lindbergh e Gleise aplaudiam delirantemente. Não foi difícil encaminhá-los, mas teve que sedá-los antes. Quando ia atravessar a rua o Dr. Bacamarte quase foi derrubado por Rocha Loures correndo com uma mala. “Não é minha, não é minha”, gritava. Recolhe, ordenou aos auxiliares. Do alto de um prédio Gedel jogava parte dos 51 milhões. Sobe e amarra com força, foi a ordem. Já chegando na Casa Verde viu um burburinho em torno de Toffoli, Gilmar e Lewandowski querendo soltar todo mundo, enquanto o desembargador Favreto, com um pé de cabra, tentava arrombar a porta e Boulos chegava com uma turma de ocupação.Temer se aproximou do Dr. Bacamarte e sussurrou: “Tem que manter todo mundo dentro, viu?” Foi a oportunidade para empurrar todo mundo porta adentro. Dentro, na balbúrdia, finalmente percebeu que o anormal era ele mesmo. Soltou todo mundo e se trancou na Casa Verde para o resto da segunda vida. Coisa de doido.

Sobre o autor:

Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.

Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.

Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.

Leia também outras dezenas de artigos de minha autoria

Facebook: Evandro Milet

Twitter: @ebmilet

Email: evandro.milet@gmail.com