Inovações capixabas

Entre os dias 28 e 31 de julho aconteceu a MecShow, evento tradicional do setor de metal-mecânica, agora ampliado para os setores naval e de petróleo e gás. Nos estandes e nas palestras algumas novidades promissoras foram apresentadas ou citadas.

A Frioar, na Serra, fornece sistema de refrigeração para novos aviões da Embraer em desenvolvimento; de Vitória, a Geocontrol fornece tecnologia para os tanques Osório do Exército e equipa 6.000 carros de polícia em vários estados, com seus sistemas robustos de informação; a Mogai desenvolveu sistemas sofisticados de visão artificial para diversas grandes empresas no Brasil; a Spassu é a maior fornecedora da Petrobras no país para sistemas de Tecnologia da Informação e a Inflor é a maior especialista em TI para a área florestal, exportando serviços até para a China.

O evento premia as empresas mais inovadoras e ganharam dessa vez a Zaruc, na incubadora do Ifes na Serra, com equipamento para medição de energia à distância, a Itamil, de Cachoeiro, com uma válvula de combustível para caminhões, monitorada por satélite e a Ictus, na Serra, com um drone para inspeção de equipamentos por termografia. O grande vencedor porém, foi a Amens 3D, criada por garotos campeões brasileiros de robótica, com uma impressora 3D muito mais rápida e barata que as existentes no mercado, com apoio da Plamont.

Em outra iniciativa inovadora, a Petrobras, a Shell e a Transpetro  apresentaram 18 demandas de peças e equipamentos para serem desenvolvidos por empresas capixabas, com apoio dessas grandes empresas, do Sebrae, Sindifer, Onip, Ideies, Ufes e Ifes. Elas vêm se somar a outros 14 projetos da rodada anterior, incluindo um tubo injetor de vapor para poços terrestres da Tecvix, de Aracruz, já comercializado para a Petrobras.

Bem impressionados com essas iniciativas, o Cenpes, Centro de Pesquisas da Petrobras no Parque Tecnológico da UFRJ, trouxe também 14 patentes de prateleira para apresentar para possíveis desenvolvedores capixabas. Para desenvolver os novos projetos, que incluem drones e robôs, 39 empresas se apresentaram,  o que demonstra o avanço tecnológico, a amplitude e o crescente conhecimento local do setor de petróleo e gás.

Todas essas empresas, incluindo algumas incubadas na Tecvitória, centro irradiador da inovação capixaba e marco zero do Parque Tecnológico, compõem um quadro promissor de inovadores de peças, equipamentos e software, que se soma ao movimento de startups digitais em ebulição, com potencial para um novo salto no desenvolvimento do Estado.

Evandro Milet

Consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente aos domingos

Twitter:@ebmilet     Email: evandro.milet@gmail.com