Empresas em todo o mundo chegaram à conclusão que podem ter mais resultados em inovação se usarem a criatividade e o imenso conhecimento existente fora do seu ambiente fechado. As maneiras de fazer isso são variadas. Algumas abrem os seus processos internos para desenvolvedores de soluções ou apresentam problemas ainda sem solução que se transformam em oportunidades para gente criativa. Telefonica, Natura, Coca-Cola e o Hospital Albert Einstein já participam de iniciativas assim. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançou a plataforma de negócios digitais iTEC, um espaço virtual de acesso fácil e gratuito para empresas colocarem seus desafios e demandas tecnológicas em busca de potenciais soluções ofertadas por outras empresas de vários portes, startups, incubadas, universidades e institutos de pesquisa, entre outros. Empresas como Vale, Bosch e Pirelli estão usando.
No Espírito Santo, o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás que substituiu o Prominp, coordena um processo onde a Petrobras( e a partir de agora também a Shell) identifica peças, equipamentos e serviços que podem ser desenvolvidos por empresas locais, levanta a demanda e dá apoio técnico para empresas identificadas pelo Forum, capazes de realizar a tarefa. O processo é apoiado por universidades com seus professores e laboratórios, pelo Sebrae e pela Federação das Indústrias.
Outro modelo, muito usado nos Estados Unidos é o Corporate Venture Capital, onde é criado um fundo de investimentos para aplicação em empresas inovadoras de interesse da grande corporação patrocinadora. Hoje existem mais de 1000 desses fundos no mundo, incluindo os da Microsoft, Intel e Dell. A pioneira no Brasil é a Embraer que aportou recursos no Fundo Aeroespacial, em parceria com a Finep e o Bndes para investir em empresas dos setores tecnológicos que lhe interessam.
Uma variante de inovação aberta é temática. Recentemente foi realizado, no estado, um Desafio da Inovação, onde potenciais desenvolvedores de soluções se apresentaram para criar produtos e serviços em torno do tema “Água”. Mentores especialistas no assunto apresentaram tutoriais rápidos sobre problemas em torno do tema e desenvolvedores propuseram ideias que passaram por um filtro da própria plateia. Para as ideias mais votadas foram preparados planos de negócio, apoiados pelos mentores, em dois dias de trabalho e apresentados para um júri que escolheu os melhores e um ganhador do prêmio de R$ 50.000,00 para apoiar o desenvolvimento de um protótipo da solução.
Por caminhos variados, a busca da inovação pelas empresas está sendo acelerada.
Evandro Milet
Consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente aos domingos
Twitter: @ebmilet Email: evandro.milet@gmail.com