No Centro do Rio de Janeiro, em um canto da sobreloja do Edifício garagem e Terminal Menezes Cortes, um grupo de jovens empreendedores pratica um novo modelo de negócios.
O Café Curto, apelido atribuído ao negócio, já que não tem placas, prepara cafés especiais de pequenos produtores capixabas de Venda Nova e Castelo. A novidade é que cada consumidor paga quanto quiser em uma cesta onde pode também pegar troco por sua conta. As planilhas de custos, os resultados financeiros e as estatísticas de vendas estão expostos em lousas nas paredes. O café virou point de executivos e empresários, o que sinaliza aparentemente o sucesso do negócio até agora.
O conceito de inovação costuma considerar novos produtos ou processos colocados no mercado ou utilizados internamente com significativo impacto nos negócios. Porém a inovação de modelos de negócios pode ter impacto maior ainda, às vezes transformando completamente a maneira com que os consumidores lidam com produtos e serviços.
A internet está cheia de exemplos. Um caso emblemático ocorreu com a Apple e seu iTunes que modificou radicalmente a maneira de comercializar música. Outros exemplos marcantes são o e-Bay e a Amazon para o comércio eletrônico, o Skype para as telecomunicações e o Netflix para o aluguel de filmes.
Alguns modelos de sucesso também acontecem fora da internet e no Brasil. Em Colatina, década de 1980, dois amigos abriram um sacolão(daqueles que vendem frutas e legumes com preço único). Em pouco tempo eles perceberam que vender todos os produtos pelo mesmo preço não era o caminho. Apostaram na qualidade e não no preço e criaram um modelo de negócios que oferecia o frescor de produtos de uma feira livre com o conforto de um supermercado, como ar condicionado e estacionamento. Em 1990, o Hortifruti foi para o Rio e depois para São Paulo, consolidando o novo modelo nos mercados exigentes do sudeste.
A criação da churrascaria rodízio, reivindicada por gaúchos e paulistas, mostra que o acaso também pode dar o insight para um novo modelo de negócio. Conta a lenda que um garçom atrapalhado, trocou os pedidos de várias mesas e o proprietário, para consertar a situação, resolveu servir todos os pedidos de carnes em todas as mesas. O modelo se sofisticou incluindo variedade de carnes, bufê de saladas, acompanhamentos, sobremesas, serviço rápido, preço único e é hoje exportado para o mundo com grande sucesso.
Modelo de negócio é isso: a lógica como uma organização cria, entrega e captura valor. Ou vender o quê, para quem, de que maneira e quem paga o quê, para quem, porque e como.
Sobre o autor:
Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.
Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.
Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.
Leia também outros mais de 40 textos de minha autoria