A nova onda

Na posse da nova Diretoria do Ibef/ES, após uma inspiradora palestra futurista de Fábio Coelho, capixaba presidente da Google, o Governador Paulo Hartung anunciou uma novidade aguardada há muito pela comunidade tecnológica: a próxima onda de desenvolvimento do ES deverá se basear na revolução digital e do conhecimento e para isso ele espera contar com o apoio de Fábio. É importante que isso se reflita no planejamento estratégico do governo, ora em curso.

A palestra mostrou os impactos da inteligência artificial e a nova realidade do cidadão conectado que vai transformar totalmente a vida nos próximos anos. A saúde, a educação, a indústria, o comércio, a agricultura, o lazer, a mobilidade, o sistema financeiro, a segurança e todos os aspectos da vida vão ser transformados pela realidade virtual, a realidade aumentada, o aprendizado de máquina, a robótica, a internet das coisas, o big data. E as coisas são muito rápidas. É mais que urgente que o ES se prepare para aproveitar os negócios que surgirão dessa revolução. Um projeto promissor é o Sinapse da Inovação, trazido da experiência de Santa Catarina para impulsionar o surgimento de startups inovadoras, atribuindo um valor em dinheiro para as selecionadas para o desenvolvimento inicial do projeto. O programa já gerou mais de 380 empresas naquele estado e teve mais de 1700 propostas candidatas só em 2015. Ele se juntaria à muitas outras iniciativas. O Ifes está montando incubadoras em 16 dos seus campi e abriga agora um polo de inovação da Embrapii em metalurgia e materiais. Apenas na cidade de Alegre temos perto de  200 doutores da Ufes e do Ifes e esse ambiente pode ser transformado em um polo nacional de ensino e inovação para o agronegócio. A Ufes finalmente montou sua incubadora abrigada inicialmente dentro da Tecvitória, o nosso mais tradicional e vitorioso ambiente de inovação, que sedia hoje vários projetos na área de petróleo. O Parque Tecnológico de Vitória finalmente avançou para a construção do seu primeiro módulo.

Para essa nova onda cabe tentar trazer uma grande empresa do setor para o estado, que já teve um centro importante da Xerox, perdido por causa da bandidagem. Cabe também uma articulação para criar clubes de investidores anjos e fundos de capital de risco, onde o Bandes já tem atuado pioneiramente. Algumas empresas capixabas inovadoras já receberam investimentos desse tipo, como os casos da Picpay e da Geocontrol. Comunidades de startups proliferam em grupos de WhatsApp e em ambientes de coworking. Já temos alguma base para partir para essa nova onda de desenvolvimento.

Sobre o autor:

Evandro Milet é consultor e palestrante e escreve artigos semanalmente sobre inovação e negócios.

Se você quiser ser notificado sobre novos textos clique no botão “Seguir”.

Você curtiu o texto? Então clique no botão Gostei, logo abaixo, ou deixe seu comentário. Fazendo isso, você ajuda essa história a ser encontrada por mais pessoas.

Leia também outras dezenas de artigos  de minha autoria

Facebook: Evandro Milet

Twitter: @ebmilet

Email: evandro.milet@gmail.com